Iniciativa visa contribuir com a entidade no atendimento de crianças e adolescente e no combate a Covid-19; hospital atua como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia para pacientes até 18 anos
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou, na manhã desta terça-feira, 7, a doação de R$ 20 mil ao GPACi - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a entidade no atendimento médico para crianças e adolescente e no combate a Covid-19, o novo coronavírus.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, realizou a entrega do cheque simbólico para os médicos oncologistas Ana Paula P. Baptista e Gustavo Ribeiro Neves e conversou com a captadora de recursos do GPACI, Maria Rita Ferreira.
Leandro explicou a atuação da entidade na área social. “Temos o princípio de Sindicato Cidadão, sempre buscando atuar para além do chão da fábrica. Entendemos que a vida em sociedade faz parte do dia a dia do metalúrgico e, por isso, contribuir com organizações como o GPACI é de grande importância. O trabalho realizado com as crianças e adolescentes na entidade é excepcional, especialmente na situação difícil que é o câncer”.
Maria Rita lembrou que o GPACI depende de recursos como o doado pelo Sindicato para manter os atendimentos. “Solidariedade a gente vive todo dia. Apesar de sobrevivermos de doações, vemos que dá certo porque tudo é bem administrado. E é gratificante poder dar o retorno para as pessoas que precisam dos nossos cuidados”.
O presidente do SMetal também apontou a importância da solidariedade. “Mantemos um intenso trabalho para defender os direitos e a renda dos trabalhadores, especialmente nesse momento de pandemia. E são em tempos de desafios como este nos quais devemos mostrar o poder e a força da solidariedade. E nós, do Sindicato, estamos fazendo nosso papel por um mundo melhor, mais solidário”, enfatizou Leandro.
O Hospital do GPACI é habilitado através do Ministério da Saúde, como UNACON Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, especializado em pediatria, sendo referência para 48 cidades e presta serviços médico-hospitalares a todas as crianças de 0 até 18 anos de idade.
A sede do Hospital do GPACI é em Sorocaba, porém, o Hospital pertence a todas as cidades onde o GPACI tem atuação credenciada junto ao SUS (Sistema Único de Saúde). O GPACI nasceu com a finalidade de prestar serviços na especialidade de oncologia pediátrica, no entanto, com sua evolução estrutural, tecnológica e profissionais com muita experiência no cuidar de crianças e adolescentes foi ampliando sua oferta de serviços.
O Hospital do GPACI mantém uma parceria com o Município de Sorocaba para atender as urgências e emergências pediátricas do município para as crianças de 29 dias até 12 anos de idade; a central de regulação de vagas do município é quem gerencia os encaminhamentos das crianças que necessitam de atendimento médico-hospitalar em regime de avaliação ou internação.