NOTÍCIAS
26/03/2014
ESPAÇO DA FAMÍLIA AUXILIA NO TRATAMENTO DE CRIANçAS COM CâNCER

Desde que iniciou o tratamento contra câncer no fígado há um ano, o pequeno Daniel Cândido Oliveira Ferreira, 4 anos, frequenta um ambiente descontraído, onde brinca com bonecos, assiste a filmes e interage com outras crianças. Morador de Itararé, a cerca de 250 quilômetros de Sorocaba, ele comemorou o último aniversário no Espaço da Família, localizado dentro do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). O local não aparenta ser um hospital, já que, ao invés do branco e do silêncio, possui muita cor, conversas e risadas. “Eu gosto daqui. Em maio quero aniversário do Hulk”, conta Daniel, depois de mostrar seus brinquedos preferidos.


A mãe do menino, a dona de casa Gertrudes de Cássia Oliveira Ferreira, ressalta que o ambiente e o apoio dos funcionários foram fundamentais para a recuperação. “Ele fala que quer vir ao Gpaci e aqui não vemos a hora passar. No começo ficamos assustados, foi difícil, mas o lugar é muito abençoado.” Em setembro do ano passado, Daniel passou por uma cirurgia na capital e agora frequenta o Gpaci para realizar exames de rotina. “Os funcionários são companheiros, nos tranquilizam e acabamos virando uma família”, afirma a mãe.




ESPAÇO DA FAMÍLIA - Desde que foi inaugurado, em agosto de 2011, até dezembro passado, o espaço recebeu 5.678 famílias, cerca de 31.958 pessoas, 13 mil delas somente em 2013. A psicóloga do hospital, Évelin Melissa Araújo de Moura, explica que o local foi o primeiro no Brasil a ter uma área destinada aos pacientes e seus acompanhantes, nos moldes de unidades existentes em 50 países. “Em outros países, algumas estruturas permitem até mesmo apartamentos, onde as famílias permanecem durante o tratamento das crianças.”




O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Ronald McDonald quando o prédio ainda estava em reforma. Através de uma pesquisa, identificaram que parte dos atendidos vivem à uma hora e meia da cidade, por isso, acabam ficando de seis a oito horas no hospital. O processo envolve, normalmente, exame, espera pelo resultado e consulta médica. Em parceria com uma empresa de alimentos, o instituto destinou R$ 336.459,16 para a montagem do Espaço da Família. Em 149,8 metros quadrados foram distribuídos sala de estar, computadores, televisor, banheiros, cinema, biblioteca, videogames, áreas para bebês, infantil, adolescentes e a classe hospitalar.




“Tudo foi criado do zero. Eles estudaram a realidade do hospital e fizeram um projeto piloto que agora serve de modelo para outras unidades no País”, diz a psicóloga. O Gpaci atende a crianças e adolescentes de 47 cidades da região. Aqueles que, devido ao tratamento ficam mais de 15 dias afastados da escola, são beneficiados pela classe hospitalar, que desde janeiro já atendeu a 80 alunos. Há pacientes que frequentam aulas em horários fixos e outros que desenvolvem atividades oferecidas durante todo o dia. “Aqui o clima fica mais leve e as crianças se distraem, algumas choram porque não querem ir embora e as famílias ficam aliviadas por estarem bem”, diz Évelin. Um desses pacientes que gostam de permanecer no espaço é o João Emídio de Melo Graciano, 4 anos, que frequenta o cinema, é palmeirense e um dos mais animados na ala dos brinquedos. “Ele se distrai e chora porque não quer ir embora”, conta a mãe, Francine Alves de Melo Graciano.

João foi diagnosticado com leucemia há um ano e cinco meses e, segundo a mãe, o local o ajuda a não pensar no tratamento, que, por muitas vezes, pode ser demorado e doloroso. “Para nós, familiares, também é bom porque dividimos experiência e conversamos.”


O Espaço da Família conta com duas pedagogas que coordenam as atividades, três professoras da rede municipal que atuam na classe hospitalar, e vários voluntários que se revezam no atendimento aos pacientes e acompanhantes. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, porém familiares que dormem no hospital têm livre acesso.

publicado em: 25/03/2014 às 00h52: Diário de Sorocaba
Diário de Sorocaba - Texto

PDF

Para visualizar clique no icone

NEWSLETTER
digite seu e-mail:
DESTAQUES
PALESTRA MOTIVACIONAL "DESPERTE O GIGANTE QUE EXISTE EM VOCê!"
...
GPACI FAZ EVENTO PARA AGRADECER DOAÇÕES E PRESTAR CONTAS À COMUNIDADE
Habilitado como serviço de alta complexidade em oncologia pediátr ...
BAZAR GPACI
Próximos dias 11 e 12 de março será realizado mais um Bazar do GP ...