Perguntas frequentes

O que é câncer?
Câncer é uma doença que resulta de um desarranjo entre a divisão celular e a destruição das células. Os cânceres da criança são mais comumente associados a uma proliferação desordenada de células.

Como o câncer se manifesta?
Os sintomas do câncer da criança são inespecíficos, pois são os mesmos que aparecem também em outras doenças, como a palidez, febre, fraqueza, dores nos membros e outros. É importante lembrar que cabe ao pediatra suspeitar da presença de câncer ao associar dois ou mais desses sintomas.

Como o câncer se espalha?
As células cancerosas apresentam-se com um crescimento rápido, desordenado, sendo capazes de invadir as estruturas próximas e chegar às veias e artérias. Através destas, as células cancerígenas são capazes de chegar e crescer em outras regiões do corpo, distantes do local inicial da doença, constituindo as chamadas metástases.

Existe algum sinal característico de câncer na criança?
Não. O diagnóstico de câncer infantil nos estágios iniciais é difícil, pois seus sinais e sintomas não são característicos e podem simular uma grande variedade de doenças comuns na infância.

Existe alguma maneira de prevenir o câncer infantil?
Diferentemente do adulto, principalmente devido ao tipo de câncer e sua localização, não há exames preventivos disponíveis atualmente. Contudo, a consulta regular com o pediatra pode ser uma maneira de identificar o mais precocemente possível a doença.

O câncer na criança tem tratamento?
Sim. A maioria dos cânceres na criança é tratável e passível de cura. O sucesso do tratamento está relacionado com o tipo de doença, a quantidade de locais do corpo comprometidos, efetividade das medicações utilizadas e o cumprimento das orientações médicas. Existem 03 formas básicas de tratamento que podem ser empregadas isoladamente ou em combinação: cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

O câncer é contagioso?
Não. A pessoa que tem câncer não precisa ficar em ambiente especial, nem usar louças separadas ou ferver as roupas de cama. Ela pode receber carinho à vontade das pessoas queridas, porque a doença não é transmissível.

Quais são os tipos de câncer?
Os tipos mais comuns de câncer da criança são Leucemia, que é o câncer que ocorre na medula óssea, os tumores do sistema nervoso central (cérebro e medula nervosa), linfomas (câncer dos gânglios), tumores do rim, da supra-renal (glândula em cima do rim), tumores ósseos e de partes moles (músculo, tecido subcutâneo).

Como é o tratamento?
Os principais tratamentos são a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia. A quimioterapia é uma associação de remédios que você pode receber na veia, como se fosse um soro, na forma de comprimidos ou de injeções. A radioterapia é um equipamento, parecido com um raio-X, que também ajuda a acabar com o câncer. A cirurgia é uma operação na qual é retirada a parte afetada pelo câncer e que é, com freqüência, acompanhada de quimioterapia e/ou radioterapia.

Por que os cabelos caem?
Os remédios da quimioterapia atuam no material genético da célula (DNA), impedindo a sua proliferação. Por isso impedem o crescimento dos cabelos, promovendo sua queda. Impedem também a recuperação normal das mucosas, favorecendo o aparecimento de mucosites (feridinhas na boca) e diarréia. Podem provocar enjôo e vômitos. Não adianta a criança se contrariar por ficar careca. Tente fazê-la se lembrar de que, a cada sessão de quimioterapia, estará um pouquinho mais próximo da cura e, depois do tratamento, seus cabelos voltam a crescer.

O que é leucemia?
A Leucemia é o câncer que se manifesta na medula óssea, que é o lugar em que o sangue é produzido.

Como a leucemia se manifesta?
Os sintomas iniciais da Leucemia são os mesmos de outras doenças que acometem as crianças. Pode começar com palidez, dor nas pernas e nos braços, dor na barriga, ou como manchas roxas pelo corpo. Esses sintomas isoladamente não chamam a atenção para a suspeita de câncer. Será a associação de dois ou mais sintomas deles que levanta para o pediatra a suspeita da doença.

A leucemia é contagiosa?
Como os outros tipos de câncer, a leucemia não é contagiosa.

Quais são os tipos de leucemia?
Leucemia linfóide: é originada dos percursores linfóides, que são as células do sangue responsáveis pela produção de anticorpos que defendem o organismos de infecções. Leucemia mielóide: é originada dos percursores dos granulócitos, que são as células do sangue responsáveis pela defesa primária contra as bactérias.